A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Distrito Sanitário de Vargem das Flores, realizou, na sexta-feira (20), uma ação voltada à campanha. O evento “Suicídio na Enfermagem e a Importância da Essência do Trabalho na Enfermagem” reuniu profissionais da área para debater o estresse, a depressão e o suicídio.
O encontro realizado na Casa de Apoio, em Nova Contagem, contou com a presença de dois palestrantes: a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, e o enfermeiro e escritor, Alexandre Silva. Solange apresentou o tema “Suicídio na Enfermagem”, e destacou entre os temas abordados que fundamental evitar a automedicação. “Nós, profissionais da enfermagem temos facilidades em ter acesso a remédios para a depressão. Recebemos vários relatos de suicídios por meio desses medicamentos”, revelou.
O escritor Alexandre Silva debateu sobre “Cuidado sobre a Ótica da Compaixão”. Ele ressaltou a valorização da vida e a dificuldade que as pessoas têm em apreciá-la. “Temos que nos valorizar a vida e sermos capazes de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos”, enfatizou. A enfermeira Amanda Abrantes, que atua na Unidade Básica de Saúde Vila Soledade I, em Nova Contagem, disse que o tema suicídio é muito atual. “Muitos casos de profissionais que atuam na enfermagem apresentam doenças mentais. Esse encontro dá uma animo a mais para continuarmos nosso trabalho. Vemos que não estamos sozinhos e precisamos ficar atentos a nossa sáude e ao do outro”, opinou a profissional.
Dados
Em 2016, uma pesquisa publicada pelo site americano Business Insider, em parceria com o Bureau Labor Statistic, identificou quais as 20 profissões mais estressantes. Entre as 20 destacadas, dez estavam ligadas aos profissionais da área de saúde. A função de técnico de enfermagem , por exemplo, apareceu na 19° posição.